Leite Ultrafiltrado/FDA - A Associação de fabricantes de queijo de Wisconsin está satisfeita com o anúncio Administração norte-americana de drogas e alimentos (FDA) declarando que o leite de vaca ultrafiltrado pode ser usado para fazer todos os tipos de queijos naturais. A indústria de laticínios tem buscado aprovação por este ingrediente lácteo natural em fabricação de queijo por quase 20 anos.

"O anúncio da FDA é uma vitória importante para Wisconsin e para outros grandes estados fabricantes de queijos", disse John Umhoefer, diretor executivo da Associação de Fabricantes de Queijo de Wisconsin, uma associação comercial que representa os fabricantes de produtos lácteos há mais de 125 anos.

Umhoefer observou que a decisão do FDA permitirá que os fabricantes de queijo usem esta forma natural e concentrada de leite na fabricação de queijos, com restrições de rotulagem flexíveis, e a decisão abrirá as portas para que Wisconsin e outros estados produzam e comercializem mais leite ultrafiltrado e fresco para fabricantes de queijos em todo o país.

"Há uma oferta excessiva de leite nos EUA há mais de um ano, causando um estresse financeiro real para famílias de fazendas leiteiras. Esta decisão pode levar a mais produção de leite ultrafiltrado e encontrar novos mercados para nossos abundantes suprimentos de leite ", disse Umhoefer.

A indústria de laticínios tem trabalhado com a FDA há quase duas décadas para permitir o uso de leite ultrafiltrado em queijos com um padrão federal de identidade - como cheddar, mozzarella, Colby e brick. O leite ultrafiltrado é o leite fresco da fazenda que atravessa um filtro para reduzir a quantidade de água e o açúcar do leite, a lactose e concentrar as proteínas naturais no leite. "É mais prático e econômico enviar esse leite líquido e filtrado para fabricantes de queijos, outros fabricantes de produtos lácteos e até mesmo processadores de alimentos nesta forma concentrada", disse Umhoefer.

A FDA permitiu o uso de leite ultrafiltrado fluido em queijos padronizados se a filtração ocorrer na fábrica de queijo onde o queijo natural foi produzido, e a agência emitiu três exceções para permitir o uso de leite ultrafiltrado ao longo dos anos. Por exemplo, em 2005, a agência permitiu o uso de leite ultrafiltrado fluido na fabricação de queijos suíços. Umhoefer afirmou que esta notícia significa que o leite ultrafiltrado pode ser trazido como um ingrediente lácteo natural para fazer qualquer queijo natural, desde que as propriedades físicas, químicas e o sabor do queijo não sejam afetados.

A FDA também irá relaxar a posição que assumiu na declaração de ingredientes para queijos naturais feitos com leite ultrafiltrado fluido. A agência tomou a posição de que seria necessário constar as palavras "leite ultrafiltrado" no painel de ingredientes. Em comentários públicos oferecidos à agência em 2005, a Wisconsin Cheese Makers Association explicou que esse requisito de rotulagem sobrecarregaria os pequenos fabricantes de queijos que possuem orçamentos limitados, e criaria um ambiente difícil para embalagem e rotulagem para empresas que fracionam queijos que podem ou não ter sido feitos com leite ultrafiltrado. A FDA continuará a encorajar esta rotulagem, mas continuará analisando as demandas sobre a questão.

"O leite fluido ultrafiltrado é um ingrediente lácteo natural - é um leite concentrado que ajuda os fabricantes de maquinário de corte e, finalmente, os produtores de leite, porque produtos lácteos de ótima qualidade podem ser feitos de forma mais econômica", disse Umhoefer. O critério da FDA na rotulagem dará aos fabricantes de queijo a flexibilidade para usar ou não usar este ingrediente sem precisar de materiais de embalagem redundantes, observando esse ingrediente de leite, disse ele. (Dairy Herd Management - Tradução Livre: Terra Viva)