No dia 20 de Setembro foi realizada na Cidade de Joaçaba a reunião do SINDILEITE – SC conjuntamente com a reunião do CONSELEITE-SC. Na oportunidade o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Santa Catarina, SINDILEITE-SC comemorou os seus 30 anos de existência.
Anteriormente, chamado de Associação Profissional das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Blumenau, o mesmo foi criado em 03 de Setembrode 1988. Em 2010, ainda com sede em Blumenau, foi homologado sob a denominação de SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS E PRODUTOS DERIVADOS com base territorial no Estado de Santa Catarina e representante da categoria.
Mudou-se logo após para a cidade de Florianópolis – SC, onde está instalado até hoje. O mesmo surgiu para lutar a favor dos interesses das Empresas de Laticínios de Santa Catarina e do setor lácteo como um todo, desenvolvendo continuamente trabalhos, pesquisas e reuniões para defender os direitos de seus associados e dos Produtores de Leite.
Logo, havendo a necessidade de um novo tipo de integração, o SINDILEITE-SC em parceira com a FAESC instituíram o CONSELEITE - SC (Conselho de Produtores Rurais e Indústrias de Leite do Estado de Santa Catarina) uma associação civil regida por estatuto e regulamentos próprios que reúne representantes de produtores rurais de leite e de indústrias de laticínios que processam matéria prima (leite) no Estado de Santa Catarina, onde o principal objetivo é a busca de soluções conjuntas entre produtores rurais e indústrias do setor Lácteo Catarinense.
Hoje contamos com uma diretoria que fazem parte o Presidente, que luta junto com o Vice-Presidente, Secretários, Suplentes, Delegados e Associados do Sindicato pelos direitos das Indústrias de Laticínios Catarinenses, implementando metas e mudanças para o crescimento do setor, interagindo com o Estado, Órgãos Técnicos e parceiros, visando à melhoria do segmento de Laticínios.