A AgriPoint lançará um novo serviço no Interleite Brasil 2016, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, em Uberlândia, Minas Gerais. Chamado de MilkPoint Radar, consiste do compartilhamento de informações por produtores de leite, a partir de um sistema via web e, principalmente, por um aplicativo desenvolvido para esta finalidade, que terá informações adicionais sobre o mercado.


Inicialmente, o serviço trabalhará captando informações sobre os preços de leite, sobre o volume vendido e sobre o laticínio comprador do leite, bem como parâmetros de qualidade e composição do leite vendido. “Futuramente, iremos incorporar outras variáveis que permitirão que o produtor tenha uma base comparativa para seu negócio”, explica Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint. 

Os dados serão confidenciais e os produtores poderão acessar seus dados comparados às médias nacionais, estaduais e em sua mesorregião, gratuitamente. “Isso trará mais transparência ao mercado e melhores condições de gerenciamento de seu negócio pelos produtores que aderirem ao sistema”, explica Valter Galan, sócio da área de consultoria de mercado da empresa. Também, Valter aponta que o fortalecimento de um serviço como esse, a partir de dados coletados com produtores, poderá gerar informações altamente relevantes para que se entenda o leite no Brasil, em tempo real. “Aspectos como variação de oferta, preços pagos pelos insumos commodities e outros, podem ser coletados e gerar dados inéditos para o setor”, conclui.

O projeto está sendo concebido há cerca de um ano, período em que a ideia foi apresentada a produtores. “No caso dos preços, há diferentes práticas de pagamento, sendo necessário que o produtor possa parametrizar como sua venda é feita, para que o preço líquido possa ser efetivamente comparado”, explica Marcelo. 

O serviço, chamado de MilkPoint Radar, será extremamente simples e intuitivo. “Nossa equipe gastou um bom tempo para torná-lo o mais simples possível, para que o produtor possa alimentá-lo sem dificuldades”, informa Marcelo. 

Hoje, a empresa possui mais de 100.000 cadastros ativos por meio do MilkPoint e da plataforma EducaPoint, dos quais quase 30% são produtores de leite. “Temos mais de 15.000 produtores com celulares cadastrados em nossa base. Hoje, os aplicativos já são realidade. Há vários grupos de produtores trocando informações de mercado via whatsapp. Um sistema como esse trará uma informação mais consistente e também garantirá a confidencialidade dos dados”, explica Marcelo.

“Não mudaremos a realidade do mercado, isto é, oferta e demanda continuarão a atuar. Porém, o produtor terá uma ferramenta de comparação que iniciará com os dois principais parâmetros que definem o preço: volume e qualidade”, adianta Valter, explicando que empresas poderão futuramente assinar o serviço, recebendo dados estratégicos compilados e análises inéditas.

Além da gratuidade, os produtores terão incentivos extras para participar, como desconto em produtos e acesso a materiais especiais. “Esse é o serviço mais inovador que lançamos em muitos anos. Temos a noção de que pode ser um divisor de águas em relação à geração de informações para o setor lácteo”, finaliza Marcelo. (Milkpoint)