FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

O Sindicato da Indústria dos Laticinios do Estado de Santa Catarina está participando de uma campanha, liderado pela Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios – G-100, que visa esclarecer para a população sobre a importância nutricional do leite e seus derivados para a saúde e para a economia do Brasil.

A Campanha quer promover a relevância da cadeia produtiva do leite na economia brasileira e debater os impactos da Reforma Tributária para os laticínios. A campanha começou ainda em 2020, no dia 21 de dezembro, quando lideranças do setor foram recebidas em uma audiência pelo Relator da Reforma Tributária no Congresso Nacional, Dep. Agnaldo Ribeiro, e sua equipe técnica. Foi o segundo encontro desde o início dos trabalhos desta Comissão.

Na ocasião, foi entregue um documento com todas as informações a respeito da importância do setor para a sociedade brasileira e sobretudo da crucial contribuição que o Congresso Nacional e o Executivo têm dado ao setor lácteo nacional. O documento reivindica que, na Reforma, se mantenha o setor sob a atual situação tributária de PIS e COFINS instituída pelo Congresso Nacional nos últimos 20 anos, em que um dos principais benefícios é o Programa Mais Leite Saudável. O sistema vigente é baseado no crédito presumido para compra de leite do produtor.

Uma mensagem foi exposta em painéis de LED e pórtico ao longo da chegada do Aeroporto Internacional de Brasília, por onde devem passar os Parlamentares que estão chegando à Capital Federal, que resume a relevância dos laticínios para o Brasil: “Leite, Queijos e Iogurtes: Saúde na mesa! Geram 5 milhões de empregos. Alimentos básicos, seguros e nutritivos.”

A ação tem apoio dos sindicatos dos estados de Santa Catarina, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Viva Lácteos e a Terra Viva complementam a iniciativa.

Fonte: SINDILEITE-SC com informações Assessoria G100.