Anteriormente, chamado de Associação Profissional das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Blumenau, o mesmo foi criado em 03 de Outubro de 1988 e já completou seus 26 anos de existência. Em 2010, ainda com sede em Blumenau, foi homologado sob a denominação de SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS E PRODUTOS DERIVADOS com base territorial no estado de Santa Catarina e representante da categoria.

Mudou-se logo após para a cidade de Florianópolis – SC, onde está instalado até hoje. O mesmo surgiu para lutar a favor dos interesses das Empresas de Laticínios de Santa Catarina, desenvolvendo continuamente trabalhos, pesquisas e reuniões para defender os direitos de seus associados. Logo, havendo a necessidade de um novo tipo de integração, o SINDILEITE-SC passou a atuar de forma agregada ao CONSELEITE (Conselho de Produtores Rurais e Indústrias de Leite do Estado de Santa Catarina) uma associação civil regida por estatuto e regulamentos próprios que reúne representantes de produtores rurais de leite e de indústrias de laticínios que processam matéria prima (leite) no Estado de Santa Catarina, onde o principal objetivo é a busca de soluções conjuntas entre produtores rurais e indústrias do setor Lácteo Catarinense.

Hoje contamos com uma diretoria que fazem parte o Presidente Valter Antônio Brandalise, que luta junto com os Vice-Presidentes, Secretários, Suplentes, Delegados e Associados do Sindicato pelos direitos das Indústrias de Laticínios Catarinenses, implementando metas e mudanças para o crescimento do setor, interagindo com o Estado, Órgãos Técnicos e parceiros, visando à melhoria do segmento de Laticínios.